O que é Taxa Selic?

Dinheiro e LupaSelic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa de juros média que reflete diretamente nos financiamentos diários, com tempo de vida de apenas um dia útil (overnigth). O Comitê de Política Monetária é quem estabelece a baliza para a taxa Selic, e é trabalho da mesa de operações do mercado aberto do BC estabilizar a taxa e mantê-la próxima da meta esperada.

Criada em 1979, com o intuito de deixar as transações e negociações de títulos públicos muito mais confiáveis, a taxa Selic também serve para compensar àqueles que merecem, pelo grande risco em emprestar tanto dinheiro aos cofres do governo.

Mas de que forma essa compensação é feita? Através de juros altíssimos. É por intermédio da taxa Selic que há o controle da inflação, já que ela funciona como o piso, a taxa básica de juros adotada aqui no Brasil.

O que é o Copom?

Copom é a sigla para Comitê de Política Monetária. Esse órgão, criado em 1996, tem como dever e responsabilidade, definir o rumo da política monetária do país, além de definir a taxa de juros básica. Esse comitê do Banco Central se parece muito com outros órgãos, que também dão seu parecer sobre os números de consumo médio.

Trimestralmente, o Copom divulga o documento de análise detalhado da economia e finanças brasileiras. Uma espécie de relatório que revela tudo isso e ainda mais - as previsões da conjuntura da economia do Brasil e a futura taxa de inflação.

E o brasileiro? Como ele sente os efeitos da taxa Selic?

Na verdade, a Selic influencia na vida do cidadão diretamente, pois é base para as taxas de juros de todo o montante de crédito. Há, sim, alguns serviços que não sofrem alteração com o aumento do juro. A telefonia, energia elétrica são dois desses serviços administrativos.